QUAL A SUA DIFICULDADE?

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO


REDUÇÃO DE CUSTO
 



 
SOLUÇÕES FREEDOMTEC

SISTEMA IMOBILIÁRIO


 


 
REDUÇÃO DE CUSTOS

 

CONTROLE DE CUSTOS

A tarefa de implantar e manter uma grande infra-estrutura de gerenciamento pode tornar-se onerosa e adicionar sobrecarga de trabalho às equipes de rede, o que vem aumentar o Custo Total de Propriedade.

Reduzir o TCO é uma prioridade e um desafio contínuo para praticamente toda empresa. Mas como extrair o máximo das informações pelo menor custo? A questão do TCO relativo a cada uma das soluções oferecidas pelo mercado (somatório de todos os custos para implantação e manutenção) é extremamente relevante, pois se trata de um relacionamento de longo prazo. Neste caso, as opções para gerenciamento do ciclo de vida de informações da empresa permitem obter o máximo dos recursos disponíveis com o TCO mais baixo em cada estágio do ciclo de vida.

O TCO bem estruturado em estudos e projetos possibilita uma redução de custos de até 40%, entre outros benefícios, especialmente para pequenas e médias empresas.

SOLUÇÕES OPEN SOURCE

Várias fontes de informação e estudos indicam que o TCO seria mais elevado em soluções abertas (Open Source) do que em soluções proprietárias, quer em casos específicos, quer em situações genéricas. Por exemplo, os fabricantes de sistemas proprietários utilizam o TCO como argumento em contrapartida à gratuidade de uso dos sistemas livres afirmando que o TCO de sistemas abertos seria mais alto que o TCO de sistemas proprietários, pois seu custo envolveria não apenas a aquisição e licenciamento do software, mas também custos de treinamento, atualização e migração de todo o sistema.

Devemos salientar que produtos Open Source não são gratuitos necessariamente, e mesmo o software livre apresenta TCO. Os custos de licenciamento, custos de manutenção, custos de mão-de-obra especializada, o tempo gasto pelos administradores de sistemas, custo de erros nas aplicações, confiabilidade, usabilidade e outros parâmetros têm pesos diferentes para cada entidade/organização e dificilmente existirá um estudo que reflita a mesma realidade em outra organização.

Sem querer entrar em avaliações de cada um desses estudos, mesmo considerando que os custos de migração e manutenção possam ser altos na adoção de sistemas livres, podemos notar que o TCO tende a se reduzir a médio e longo prazo, compensando os investimentos iniciais.

 

 

 

 


© Copyright 2011 Freedomtec Soluções em Redes Linux
contato home sobre a freedomtec publicações parceiros e clientes